Aves

Águia-pesqueira
  • Descrição:
A águia-pesqueira é uma ave de rapina de grande porte, chegando a 60 centímetros de comprimento com uma envergadura de asas de 2 m e chega a pesar 5 quilos.
Ela tem a cabeça e partes inferiores brancas ao contrário das partes superiores do seu corpo que são castanho-escuras. Possui asas longas e estreitas estas que têm a parte inferior branca e a parte inferior negra, como também penas nucais eriçadas e uma cauda curta. As suas patas são cinzento-azuladas e o seu bico é preto e em forma de gancho.
O seu nome científico é Pandion haliaetus.
  • Hábitos Alimentares:
Alimenta-se quase exclusivamente de peixe de tamanho médio, geralmente capturando-os rapidamente com os pés após peneirar em voo. As espécies que a águia-pesqueira captura com mais frequência são: nas zonas costeiras, os sargos e os robalos, nas zonas estuarinas as tainhas e nas zonas de água doce, as carpas. Apesar de ser preferencialmente e quase exclusivamente ictiófaga, esta águia pode incluir na sua dieta outras presas tais como pequenos mamíferos, pássaros, répteis, anfíbios, assim como crustáceos e outros invertebrados.
  • Curiosidades:
A forma de captura das suas presas é feita geralmente em voos picados com as patas para a frente no último momento para agarrar a presa. Estes mergulhos podem ter início a pouco mais de cinco metros acima da água, como, em caso de voos maiores, de uma altitude de cerca de 70 m. Pode cair em voo picado ou pode simplesmente capturar a presa num voo praticamente horizontal e rente à água.

***********************************************************************************

Galeirão-comum
  • Descrição:
O galeirão-comum é uma ave da família Rallidae. Este possui um comprimento de 38 a 50 cm, uma plumagem totalmente negra, que contrasta com o bico e a placa frontal que são brancos. O seu nome científico é Fulica atra.
  • Hábitos Alimentares:
O galeirão-comum é omnívoro, no entanto alimenta-se principalmente de matéria vegetal.Ocasionalmente pode capturar insectos.

***********************************************************************************
Garça-vermelha
  • Descrição:
A garça-vermelha é uma ave de grande porte, com cerca de 80-90 cm de altura, com 120-150 cm de envergadura de asas, mas é delgada para seu tamanho, pesando apenas entre 0,5-1,3 kg. Possui uma escura plumagem castanho-avermelhada e uma plumagem cinzento-escura nas costas quando adulta. Tem um estreito bico amarelo, que é mais brilhante durante a época de acasalamento.
O seu nome científico é Ardea purpúrea.
  • Hábitos Alimentares:
Alimenta-se de peixes, sapos, insectos e pequenos mamíferos, junto ou em águas pouco profundas. Muitas vezes espera imóvel por uma presa, ou lentamente vigia e persegue a sua vítima. Ela tende a manter-se dentro dos canaviais e é muitas vezes imperceptível, apesar de seu tamanho.
  • Curiosidades:
Actualmente a sua população encontra-se a diminuir em Portugal por isso o seu estatuto de conservação encontra-se ameaçado. Deve se proceder-se a uma maior conservação do seu habitat de modo a parar com a diminuição de indivíduos dessa espécie.

***********************************************************************************


Pato-real

  • Descrição:
O pato-real tem 56-65 cm de comprimento, tem uma envergadura de asas de 81-98 cm e pesa entre 0,9-1,2 kg.
Tem uma mancha azul no lado superior das asas com uma linha branca em torno dele. O pato selvagem macho tem uma cabeça e pescoço verde com um anel branco no fim do pescoço a delimitar o peito. Tem um peito castanho, e uma plumagem cinzento esbranquiçada abaixo do peito até à cauda, asas castanhas e um bico amarelo. O pato selvagem do sexo feminino possui um corpo que alterna entre tons castanhos-claros e escuros com uma cauda branca e um bico laranja.
O seu nome científico é Anas platyrhynchos.
  • Hábitos Alimentares:
O pato-real é omnívoro e muito flexível nas suas escolhas alimentares.
A maior parte da dieta do pato-real é composta de gastrópodes, invertebrados (incluindo besouros, lepidópteros, libélulas, moscas…), crustáceos, vermes e muitas variedades de sementes, como também material vegetal, raízes e tubérculos.
  • Curiosidades:
O pato-real ou Anas platyrhynchos é a espécie de pato mais facilmente identificável de todas as outras espécies.


***********************************************************************************

Pega-azul


  • Descrição:
A pega-azul tem 31-35 cm de comprimento.
A parte superior da sua cabeça é negra e tem um pescoço branco. As suas partes inferiores e as suas costas são castanho-acinzentado.
As suas asas e as penas da cauda (16-20 cm) são azul-celeste.
O seu nome científico é Cyanopica cyanus.
  • Hábitos Alimentares:
A dieta da pega-azul consiste principalmente de bolotas (sementes de carvalho) e pinhões.Porém esta é extensivamente complementada por invertebrados e as suas larvas, frutos vermelhos e também resíduos alimentares que se encontram em sucatas e parques, nas cidades.
  • Curiosidades:
Muitas vezes as pegas-azuis juntam-se em grupos para encontrar alimento. Estes grupos podem conter mais de 70 indivíduos. As aves são o grupo faunístico mais bem estudado nas Lagoas de Santo André e da Sancha. A Lagoa de Santo André situa-se entre as mais importantes zonas húmidas nacionais para as aves.

***********************************************************************************

Pica-pau-malhado-grande


  • Descrição:
O pica-pau-malhado-grande tem 23-26 cm de comprimento, com 38-44 cm de envergadura de asas. As suas partes superiores são negro brilhante, com branco nas laterais do rosto, pescoço e asas.
Nessa zona o branco e o negro alternam em manchas e linhas definidas.
As três penas externas da cauda indicam quando a cauda curta e rígida está desdobrada e também actua como apoio quando a ave está a subir árvores. A parte inferior do pica-pau-malhado-grande é branca.
 No entanto o abdómen e o traseiro são vermelhos.
 O seu bico é da cor de ardósia negra e as suas pernas são cinzento-esverdeadas.
O seu nome científico é Dendrocopos major.
  • Hábitos Alimentares:
A alimentação consiste principalmente de insectos e larvas, mas também pode alimentar-se de sementes, frutas, restos de tecidos, ovos, crias de outras aves e pequenos roedores. O pica-pau-malhado-grande alimenta-se de bolotas, castanhas e frutos quando alimentos de origem animal são escassos.
  • Curiosidades:
Os machos têm uma mancha vermelha na nuca, que está ausente nas fêmeas e nas aves juvenis.
***********************************************************************************


Rouxinol-grande-dos-caniços

  • Descrição
O rouxinol-grande-dos-caniços tem 16 - 20 cm de comprimento, com uma envergadura de asas de 28 cm e que pesa entre 25 a 37 gramas. É a maior espécie de rouxinol da Lagoa de Santo André. O macho e a fêmea são idênticos, como a maior parte dos rouxinóis, no entanto as crias têm uma plumagem mais densa e fofa. A ave adulta tem a sua parte superior de cor castanha e o seu queixo e as suas partes inferiores são cinzento esbranquiçadas. Têm um bico fino e alongado. A sua testa é achatada. O seu nome científico é Acrocephalus arundinaceus.
  • Distribuição geográfica
O rouxinol-grande-dos-caniços reproduz-se na Europa ocidental e Ásia temperada. É uma ave migratória que inverna na África tropical. O rouxinol-grande-dos-caniços migra até o norte numa época bastante tardia, com alguns deles que ficam no seu lugar de invernação até fim de Abril.
  • Habitat
Esta espécie de rouxinol encontra-se em canaviais com arbustos. Quando está na época de reprodução, o rouxinol grande dos caniços defende o seu território. No seu lugar de invernação, eles encontram-se em grupos grandes, ocupando canaviais excluindo quase todas as outras espécies de aves.
Hábitos alimentares
Como quase todos os rouxinóis, o rouxinol grande dos caniços é insectívoro mas pode comer presas muito pequenas ou vertebrados como girinos.

  • Reprodução
Ele choca 3 até 6 ovos num ninho feito em canaviais. Alguns casais são monógamos mas outros não. Alguns machos sem território geralmente desempenham o papel de pai para algumas crias.
  •  Curiosidade
 O chilrear do rouxinol-grande-dos-caniços é muito forte e ouve-se de muito longe.
***********************************************************************************

Galinha-d'água


A galinha-d’água é uma ave da família Rallidae.
Esta mede aproximadamente 37 cm de comprimento. Apresenta um escudo facial vermelho, faixas brancas nos flancos, plumagem negra e patas amarelas. As suas crias são castanho-escuros com abdómen mais claro, sem o escudo facial vermelho.
O seu nome científico é Gallinula chloropus.
O chilrear desta ave é variado. Ela emite silvos muito ruidosos quando se sentem ameaçadas.
  • Habitat
A galinha-d’água vive em lagos, lagoas, pântanos, lagunas e canais com muita vegetação. Quando a água do lago congela, a galinha-d’água migra para países de clima mais temperado.
  • Hábitos Alimentares
A alimentação dela é composta por grande variedade de vegetais e também pequenos animais aquáticos.  
  • Reprodução
O ninho é uma cesta coberta construída no chão em vegetação densa. A fêmea deposita entre 8 e 12 ovos na primavera nos meados de Maio. Pode haver uma segunda ninhada no ano, composta entre 5 e 8 ovos. A incubação dura aproximadamente três semanas e é realizada por ambos pais como também o alimentar das crias. O ninho pode ser reutilizado por outras fêmeas. As crias começam a emplumar após 40-50 dias e ficam independentes poucas semanas depois. Elas terão suas próprias crias na primavera seguinte.
  • Curiosidades
- É uma ave muito medrosa mas pode domesticar-se.

- Quando ameaçadas, as crias agarram-se aos seus pais que fogem voando carregando as suas crias.
 ***********************************************************************************


Rouxinol-pequeno-dos-caniços


O rouxinol-pequeno-dos-caniços é uma ave da família Acrocephalidae.
Tem um comprimento de 12-14 cm. È semelhante ao rouxinol grande dos caniços só que menor. O rouxinol-pequeno-dos-caniços, tem as suas partes superiores castanhas e possui uma garganta esbranquiçada. O seu bico é fino, à semelhança de outros insectívoros. O seu nome científico é Acrocephalus scirpaceus.
O canto é composto por sequências muito variadas de sons repetidos, sendo a melhor maneira de identificar esta espécie.
Distribuição geográfica
Esta espécie distribui-se pela maior parte da Europa. Frequenta caniçais, construindo um ninho suspenso entre os talos dos caniços. É uma ave migradora, que passa o Inverno em África.
  • Hábitos Alimentares
Alimenta-se principalmente de insectos pois mas come também pequenos frutos silvestres.  
  • Habitat
Esta espécie vive em caniçais de várias dimensões, construindo o ninho suspenso nos caniços. É migradora, chega em Março e parte no final do Verão. Os caniçais das zonas húmidas fluviais costeiras são um local onde existe uma grande abundância desta espécie.
  • Reprodução
Ela choca 3 - 5 ovos num ninho situado nos canaviais. As crias começam a ter uma plumagem após 10-11 dias.
  • Curiosidades
- O rouxinol-pequeno-dos-caniços apenas canta de noite.
- Esta espécie é frequentemente parasitada pelo Cuco.
- Esta espécie é monógama.
- É o símbolo da Reserva Natural da Lagoa de Santo André. 
***********************************************************************************

Pernilongo


  • Descrição
O pernilongo é uma ave limícola que pertence à família Charadriidae.
Esta espécie possui longas patas cor-de-rosa, um bico comprido e preto, um corpo branco e asas pretas, fazendo lembrar uma cegonha em miniatura. Os machos têm as costas pretas, com um brilho esverdeado. As fêmeas têm um tom castanho que contrastam com penas pretas. As crias são cinzentas e têm um tom de cor de areia nas suas asas.
O seu nome científico é Himantopus himantopus.

  • Habitat
O seu habitat é geralmente em salinas ou noutros planos de água doce ou salobra.
Hábitos alimentares
A sua alimentação é principalmente composta de insectos e crustáceos.
  • Curiosidades
Os pernilongos construem seus ninhos em pequenos grupos perto da água num espaço vazio sem nada ao redor.  
***********************************************************************************